sexta-feira, 9 de março de 2012

Veranico diminui chuvas no Ceará


Clique para Ampliar
Com a trégua na ocorrência de chuvas, agricultores aproveitam para limpar o solo e plantar o restante das sementes da safra deste ano
FOTO: HONÓRIO BARBOSA


O Ceará enfrenta um veranico, que é caracterizado pela redução das chuvas. Nos últimos sete dias, as precipitações têm sido localizadas e de menor intensidade. Uma das principais causas é o afastamento da Zona de Convergência Intertropical, principal sistema atmosférico e de influência durante a quadra invernosa (fevereiro a maio), para a região Norte.
Ontem, choveu em 38 Municípios, mas a maioria da pluviometria ficou abaixo de 15 milímetros. As maiores precipitações foram registradas no Centro-Sul. Em Acopiara choveu 50mm; Cariús, 30mm; Aiuaba, 29mm; Jucás, 20mm; Iguatu e Ipaumirim, 18mm. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) previu para a madrugada de hoje (sexta-feira) ocorrência de chuva no Litoral Norte e região dos Inhamuns.
O meteorologista da Funceme, Bruno Rodrigues, explicou que o quadro atual permanece com possibilidade de chuvas isoladas e variadas no Estado. A Zona de Convergência Intertropical, que possibilita a ocorrência de chuvas no Ceará, deslocou-se para o Pará, na Região Norte. "Há uma tendência de declinação desse sistema para o Piauí e depois para o Ceará, mas é um processo lento de três a quatro dias e depende da influência dos ventos", esclareceu. "O próximo fim de semana pode ser com chuva em várias regiões".
Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), atualmente, são sete reservatórios que acumulam mais de 90% do volume. Até o início desta semana eram três. Caiu de 30 para 16 o número de barragens com índice menor de 30% da capacidade de acúmulo de água. Mesmo com chuvas localizadas, houve aumento no volume de alguns reservatórios.
Os açudes que acumulam mais de 90% da capacidade são: Gavião, em Pacatuba; Trussu, em Iguatu; Muquém em Cariús; Quixeramobim, no Município de mesmo nome; Ubaldinho, em Cedro; Tijuquinha, em Baturité (que foi o primeiro a sangrar neste ano); e Rosário, em Lavras da Mangabeira.
Culturas tradicionais
A terra permanece úmida no sertão. A ocorrência de chuvas no período da noite e a presença de sol aberto durante o dia favorecem o trabalho dos agricultores no campo. As culturas tradicionais de milho, feijão e arroz já germinaram e estão em crescimento. O tempo é de limpar a roça, retirar o mato no entorno dos pés de grãos. Esse trabalho é manual e diário. Os retardatários aproveitam o veranico para concluir o preparo de solo e fazer o plantio das sementes. "Vamos ter um bom inverno", disse o agricultor, Erasmo Filgueiras, que plantou um hectare de milho e feijão, no Sítio Atoleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário