sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cid Gomes participa de Fórum do Bid com Lula em Bogotá


Com a confirmação do adiamento da viagem da presidente Dilma Roussef ao Ceará, o governador Cid Gomes participará do Fórum de Investimentos Colômbia-Brasil, que acontecerá na quinta-feira (4) em Bogotá.O fórum abordará assuntos como negócios agroindustriais, minas e energia, infraestrutura e as telecomunicações e serviços financeiros. Todos as palestras contarão com a presença de presidentes e representantes de empresas de cada setor dos dois países. (ANSA).Já confirmaram presença o ex-presidente Lula e os governadores Eduardo Campos (Pernambuco), Geraldo Alckmin (São Paulo) e Sérgio Cabral (Rio de Janeiro), além do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.


Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Sobral faz grande Festa para comemorar aniversário de Trabalhadores centenários


O STTR de Sobral  fez uma bonita festa no último dia 17 de julho de 2012, para prestar homenagem aos trabalhadores rurais,  Raimundo Monteiro de Barros de 101 anos, morador do Recreio e Antonio Romão de Sousa 100 anos, morador do Rafael Arruda,  os representantes do sindicato Selisvaldo e Raimundo Carneiro marcaram presença e homenagearam os agricultores centenários com uma bonita festa. 

Professores: proposta do Governo prevê elevação de até 60%


O governador Cid Gomes se reuniu na noite desta quinta-feira (28) com representantes dos professores para apresentar uma proposta para a categoria. A proposta feita em conjunto pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria da Educação (Seduc) e Secretaria da Fazenda (Sefaz) eleva em 45% a remuneração (base+regência) do professor em início de carreira com nível superior, em relação a 2010. Ou seja, aumenta de R$ 1.461,50 para R$ 2.000,00.  Já para os professores temporários, a nova proposta combinada à lei que recentemente equiparou a remuneração ao nível 13, representará um incremento de até 60%.Com a medida o Estado beneficia 15 mil  professores concursados e temporários. O Ceará, portanto, salta de 23º para 15º maior salário entre os Estados do Brasil. A lei será enviada à Assembléia já na semana que vem, quando iniciam os trabalhos legislativos."A proposta do Estado melhora significativamente os salários de quem está no início de carreira e deixa os professores temporários também equiparados. Isso também dá condições, para os que estão há mais tempo, de terem mais perspectivas com relação às remunerações futuras", disse o Governador.



quinta-feira, 28 de julho de 2011

PT de Sobral reúne seu diretório no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobral

Possíveis candidatos a vereadores pelo PT em 2012

Diretório municipal do Partido dos Trabalhadores

Emanuela e seu pai Emídio Silva
O diretório do PT de Sobral se reuniu na noite desta quinta feira 28 de julho e a pauta foi eleições 2012, majoritária e proporcional ,estiveram reunidos todas as tendências partidárias. O encontro aconteceu na sede do sindicato dos trabalhadores rurais de Sobral com a presença do Vice Presidente Raimundo Portela.


Prefeito Veveu Arruda entrega com grande festa o conjunto Habitacional Padre Zé Linhares Ponte



Camilo Santana representando o Governador,Prefeito Veveu Arruda e Padre Zé 
Cristiane e Luiz Fernado
Prefeito Veveu concede entrevista a imprensa sobralense
Apartamentos recebido pelas famílias carentes das margens do mucambinho
Paulo Flor ,Sandra Flôr e Dijalma Gomes

Foi com muita alegria que  toda  a comunidade das margens do Mucabinho receberam o Prefeito Veveu Arruda, Padre Zé e toda sua comitiva para a grande festa de inauguração do Conjunto Habitacional Padre Zé, representando o Governador o secretário Camilo Santana e  Dona Lili Cristino representou  o Ex prefeito Leôndidas Cristino. Compareceram ao evento todos os secretários, líderes comunitários, vereadores e suplentes de vereadores além da presença em peso de toda comunidade.

Obras da Margem Direita do Acaraú dão novo aspecto ao Dom Expedito


A Secretaria de Infraestrutura do Município realiza os últimos ajustes das obras de preparação da margem direita do rio Acaraú. Com a nova obra, o bairro Dom Expedito está sendo contemplado com projetos de urbanização, incluindo a construção de passeios, pavimentação e iluminação estilizada. O projeto contempla ainda a internalização das fiações aéreas, serviços de drenagem e esgotamento sanitário, além da construção de ciclovias, calçadões, jardins, reservas verdes, espaços de lazer, ancoradouro, dentre outros aspectos que darão a Sobral uma nova área de convivência. De acordo com a secretaria da Infraestruta, a obra é delimitada pelas pontes Oton de Alencar e José Euclides, com uma extensão de 800 metros. Além dessa área, o projeto inclui o Parque Mucambinho, com uma dimensão de cinco quilômetros. O benefício, além de atender toda a população do município, prioriza, principalmente, quem reside no bairro Dom Expedito, localizado às margens do manancial. Estima-se que mais de cinco mil pessoas estão sendo beneficiadas com a nova obra, além da construção e melhoria de 600 casas, escolas e postos de saúde.

Convite Reunião do Diretório do PT de Sobral

Reunião do Diretório do PT de Sobral, hoje dia 28 de julho as 16:00 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Avenida Dom José  centro.

Cid Gomes recebe Sindicato APEOC para discutir aplicação do piso


O Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (APEOC) confirma para hoje (28) audiência com o governador Cid Gomes para discutir a aplicação da Lei do Piso. Segundo representantes da APEOC, em audiências anteriores o governador garantiu que apresentaria em breve proposta de readequação do Plano de Carreira dos Professores à Lei do Piso."Sindicato e categoria esperam que a proposta do governo venha atender às necessidades da educação e do ensino de nosso Estado, a partir de uma reflexão real em que se encontra o Ceará com o 5º pior salário de professor do país, alto índice de evasão escolar, além de uma insatisfação generalizada por parte dos profissionais da educação", declara o presidente do Sindicato Apeoc, professor Anízio Melo. Para ele, a situação está nas mãos do governador Cid Gomes.

É hoje a grande festa de entrega do Conjunto habitacional Padre Zé Linhares


O prefeito de Sobral, Veveu Arruda, ao lado dos secretários  Irismar Azevedo Filho e Juraci Neves, entregam na noite desta quinta-feira (28) as 140 primeiras unidades do Conjunto Habitacional Padre José Linhares. A solenidade marcada para às 19hs contará com o grande show com a Banda Magníficos.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Suplente de Vereador Emídio Silva já se articula com amigos sobre sua pré candidatura a vereador de Sobral em 2012

Fábio Teles,Emídio Silva, Dep.Ivo Gomes e Francisco Magalhães
Líder Comunitário Manoel da Estiva e Emídio Silva
Em conversa com o blog Emídio Silva, falou que já está mantendo contatos com amigos na sede e nas comunidades rurais dos distritos de Aracatiaçu, Caracará e Taperuaba. E nas reuniões sempre discutindo sua pré candidatura a vereador de Sobral no próximo ano.Somos sabedores que a região leste de Sobral precisa  eleger um legítimo representante na Câmara municipal para podermos representar bem aquela região.

Dilma sanciona lei contra impunidade dos agressores de idosos


A presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.461/11, nesta terça-feira (26), que determina aos serviços de saúde pública e privada a prerrogativa de notificar às autoridades competentes todos os casos de violência praticadas contra idosos.A nova lei vem alterar o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) e prevê notificação também em caso de suspeita. Considera-se violência contra o idoso "qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico".A informação deverá ser prestada à autoridade sanitária e também à autoridade policial, ao Ministério Público e aos Conselhos Municipal, Estadual e Nacional do Idoso. A lei é decorrente do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 298/2009, do deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), aprovado, no 2 de junho, em decisão terminativa na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH).


Projeto que destina 50% do Fundo Social à educação está na pauta da CI


A proposta de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) que destina 50% do Fundo Social à educação está na pauta da reunião da próxima quinta-feira (4) da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). A relatora, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), já aprovou o projeto, que ainda será examinado pelas comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Assuntos Econômicos (CAE), nesta última em decisão terminativa.Pela proposta (PLS 138/11), que altera a Lei 12.351/10, 80% desse percentual deverá ser destinado à educação básica e à educação infantil. Dados da Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio (Pnad) de 2009 demonstraram que menos de um terço dos brasileiros acima de 10 anos possui menos de quatro anos de estudos. Vanessa Grazziotin utilizou-se dos dados acima citados para defender a necessidade de “vultosos recursos” direcionados a educação.

Brasil chega a 217,3 milhões de celulares


O Brasil fechou o primeiro semestre de 2011 com mais de 217,3 milhões de acessos à telefonia móvel. O número indica que, a cada 100 brasileiros, 111,6têm celular, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Anatel -Agência Nacional de Telecomunicações. Só em junho, foram habilitados 2,3 milhões de celulares, número 65,7% maior que em junho do ano passado.


Desemprego no país fica estável em 11%, aponta Seade/Dieese



A taxa de desemprego no país apresentou leve alta para 11% em junho, ante 10,9% em maio, de acordo com pesquisa realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em sete regiões metropolitanas e divulgada nesta quarta-feira (27).Em junho, havia 2.427 milhões de pessoas desempregadas no país, 17 mil a mais que em maio.O índice em São Paulo também subiu no mês passado, passando de 10,7% em maio para 11% em junho.Em Porto Alegre e Recife, as taxas apresentaram aumento, de 7,7% para 7,8% e de 13,7% para 13,9%, respectivamente.

SÓ 5% DOS DEPUTADOS ESTIVERAM EM TODAS AS SESSÕES


Três dias por semana. Eis o número de compromissos semanais obrigatórios para os parlamentares em plenário – em algumas ocasiões, motivos como falta de acordo entre base e oposição e eventual morte de alguma autoridade tornam a semana legislativa improdutiva. Caso não haja justificativa para a ausência (saúde, missão oficial, compromisso partidário) em sessões deliberativas, quando há votação de projetos variados, a falta é computada e há o desconto no salário. Quando a maior parte dos trabalhadores brasileiros é obrigada a trabalhar cinco, até seis dias por semana, a grande maioria dos deputados federais não é capaz de ir ao Congresso nas terças, quartas e quintas-feiras.Dos 572 deputados que exerceram mandato em algum momento nos últimos seis meses, apenas 28 compareceram a todas as sessões plenárias destinadas a votação. O número corresponde a pouco mais que 5% do total de congressistas que passaram pela Câmara neste ano.

Sobral ganha novo conjunto habitacional


Nesta quinta-feira, 28, a partir das 19h, o prefeito Veveu Arruda terá um significativo encontro com milhares de sobralenses, especialmente com os que residem no complexo de bairros beneficiados com o projeto Parque do Mucambinho e que estão sendo beneficiados com mais um conjunto habitacional que irá ajudar a diminuir a demanda de famílias sem moradia em nossa cidade.O novo conjunto, que recebe o nome do padre José Linhares Ponte - uma justa homenagem a quem, como parlamentar, se empenhou em Brasília no sentido de liberar recursos para diversas obras em favor dos sobralenses. O projeto se destaca pela sua elegância, que demonstra o bom gosto da Gestão Municipal em atender às famílias locais com o que há de melhor em termos de infraestrutura.O novo conjunto, assim como os demais construídos a partir de 1997, dentro do Programa Municipal de Moradia, garante aos cidadãos a moradia digna, espaço humanizado e, acima de tudo, a realização do sonho de ter a casa própria.O prefeito Veveu, quando trata do assunto moradia, deixa claro que dentro da sua política voltada para o atendimento dos mais empobrecidos, está empenhado em tentar diminuir ainda mais o déficit habitacional de Sobral, assegurando um maior número de residências. O evento de amanhã significa o primeiro passo da atual gestão em sua ação de fazer Sobral cada vez melhor e sua gente mais feliz.

Morhan realiza chitão da sensibilização


A Secretaria da Saúde e Ação Social, através do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) realizou o Chitão contra o preconceito. O evento aconteceu na Escola Maria do Carmo Andrade, na sexta-feira, 22, e contou com a presença do prefeito Veveu Arruda, do secretário da Saúde e Ação Social Carlos Hilton Soares, do ouvidor geral do município Luiz Fernando Viana Coelho, a secretária executiva da Secretaria da Saúde, Cristiane Coelho, além de profissionais de saúde e a população local, que prestou solidariedade durante o evento. Apesar do clima de festa junina, o evento foi mais um momento de sensibilização sobre hanseníase. O prefeito Veveu Arruda ressaltou a importância do evento para o controle da hanseníase. “Mesmo em um momento festivo como este é importante destacar as ações de educação em saúde e mobilização junto à população, para que a mesma sinta-se responsável na luta pelo controle da hanseníase”, disse o prefeito.

Hospital Regional do Cariri realiza primeiras cirurgias nesta quarta-feira (27)


Hospital
Quatro moradores de Juazeiro do Norte se internam na noite desta terça-feira (26) para se submeterem às primeiras cirurgias realizadas no Hospital Regional do Cariri, na quarta-feira (27). A equipe formada pelo cirurgião Sérgio Araújo, o anestesista Hermes Melo e a enfermeira Gylmara Menezes realizará duas fistulectomias e duas colecistectomias por videolaparoscopia – procedimento cirúrgico para a retirada da vesícula biliar.Com um total 294 leitos, incluindo as UTIs, o HRC, um investimento de R$105 milhões em obras e equipamentos, é o primeiro hospital construído pelo governo do Estado no interior do Ceará. As obras foram iniciadas em fevereiro de 2009 e concluídas em fevereiro deste ano. Em Sobral, até o final deste ano fica pronto o Hospital Regional Norte. Em Quixeramobim, será construído o Hospital Regional do Sertão Central. O Governo do Estado já anunciou, também, a construção do Hospital Regional do Maciço de Baturité e o Hospital Metropolitano.


Defensores públicos do Ceará podem paralisar atividades durante 24 horas


A Associação dos Defensores Públicos (Adpec) pode anunciar na próxima sexta-feira (29) a paralisação das atividades durante 24 horas. Os defensores alegam que não obtiveram retorno do Governo do Estado quanto as reivindicações.A decisão será tomada após reunião que acontecerá a partir das 16 hrs da próxima sexta-feira no auditório do Complexo São Mateus em Fortaleza.Entre as reivindicações estão a adequação constitucional salarial e reestruturação da categoria até a convocação dos concursados e realização de novos concursos.


terça-feira, 26 de julho de 2011

Projetos agrícolas sustentáveis deverão receber financiamento de US$ 80 milhões


A apresentação faz parte do cronograma do investimento US$ 40 milhões em ações na área rural, priorizando o combate à pobreza. Serão ao todo US$ 80 milhões, metade com a contrapartida do Governo do Estado, para projetos agrícolas sustentáveis, de capacitação e assistência técnica em regiões com menores índices sociais. Segundo o secretário Nelson, a liberação do financiamento está prevista para o próximo semestre.O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e grupo técnico da Secretaria apresentarão projeto de empréstimo à Comissão de Financiamento Exterior (Cofiex) para financiamento junto ao Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida). O encontro será neste quarta-feira (27) em Brasília, no Ministério do Planejamento. 


Prefeito Veveu Arruda entrega Conjunto habitacional Padre Zè Linhares


O prefeito de Sobral, Veveu Arruda, e a secretária do Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Juraci Neves Duarte, convidam para a solenidade de entrega das 140 primeiras moradias do Conjunto Habitacional Pe. José Linhares Ponte.

Data: Quinta-feira, 28 de Julho
Horário: 19hs
Local: Bairro Pe. Palhano



OBS: Após a solenidade, grande show com a Banda Magníficos

DILMA CONFIRMA VISITA AO CEARÁ NA PRÓXIMA SEMANA


A presidenta Dilma Rousseff confirmou ontem (25) ao governador do Ceará, Cid Gomes, sua visita ao estado na quinta-feira (4) da próxima semana.Na agenda, que ocorrerá pela manhã, Dilma participará da inauguração de obras no Porto do Pecém.O governador tenta convencer a presidenta a participar também da inauguração do Parque de Energia Solar de Tauá, o maior da América Latina, de propriedade do bilionário Eike Batista
.

Dilma no Nordeste

Sinfrônio........ 

Presidenta Dilma anuncia 750 mil cisternas no Nordeste


A presidente Dilma Rousseff (PT) lançou, ontem, em Arapiraca (AL) o Plano Brasil sem Miséria e anunciou a construção de 750 mil cisternas na região até o fim de 2014. Segundo ela, as obras de combate à seca fazem parte do programa "Água para Todos", que complementa o Brasil sem Miséria.De acordo com Dilma, o Nordeste foi escolhido como palco de lançamento do plano pois 60% (9,6 milhões) das 16 milhões de pessoas que vivem em condições de extrema pobreza estão na região.Ela homenageou a mãe do ex-presidente Lula. "Eu queria homenagear uma nordestina que saiu da terra do Eduardo Campos (governador de Pernambuco, PSB), saiu de Pernambuco carregando uma porção de filhos pequenos. A Dona Lindu, mãe do presidente Lula. Esse brasileiro que saiu fugindo da seca, da falta de horizonte, da falta de esperança e construiu um processo no qual se criou o novo Nordeste", afirmou Dilma.Dilma lembrou que 39,5 milhões de brasileiros ascenderam à classe média durante os oito do governo Lula, "o que equivale a uma Argentina". "Apesar de ter sido uma grande vitória nossa, ainda restam 16 milhões. Não é uma Argentina, mas é um Chile", comparou.


Metrô de Sobral: Obras serão inspecionadas


O coordenador do Metrofor, engenheiro Edilson Aragão, deve vir a Sobral, nesta terça-feira, 26, para acompanhar de perto as obras do Metrô de Sobral. Pelo menos seis das 11 estações do metrô de Sobral começaram a ser edificadas. A obra, que começou há cinco meses, é prevista para ser concluída no fim de 2012. Durante a sua visita deverá conceder entrevista a imprensa local. às 12h30, estará nos estúdios da Rádio Tupinambá, onde participará do programa Canal Aberto.O Metrô de Sobral vai ser operado com cinco veículos leves sobre trilhos (VLTs), aproveitando parte da malha ferroviária já existente. O empreendimento terá um investimento de cerca de R$ 70 milhões.No trecho remodelado, serão instaladas seis estações (Sinhá Saboya-Cohab II, Dom Expedito, Boulevard do Arco, Coração de Jesus, Dom José e Sumaré). Foram executados a fundação, os pilares e a plataforma da estação Cohab II e teve início a montagem de sua estrutura metálica. A escavação da fundação da estação Dom José também foi finalizada. Na Dom Expedito, foram concluídos o aterro, as fundações, os pilares e está sendo executada a plataforma. Na estação Sumaré, estão também concluídos a fundação, os pilares e a plataforma. 




Governo vai pedir a exclusão de todos os sites de sexo


O Governo Federal lançou o programa “Internet Limpa”, que visa remover da Internet conteúdo impróprio para menores de 18 anos, espalhados na rede. Sites que contém material erótico serão removidos, ou impossibilitados de serem acessados por computadores localizados no Brasil. “Todas as páginas de sexo serão excluídas da Internet. A nossa proposta é deixar a internet limpa e educativa”, disse a assessoria do Governo Federal. Algumas pessoas estão revoltadas com o programa Internet Limpa. Para elas, o governo está cerceando o direito de liberdade de cada cidadão, de poder ver o que desejar na Internet. Em conversa com o G17, o estudante Otávio Orrico Oliveira disse que a medida do governo vai reduzir em 90% os acessos a internet. “Acho que 90% das pessoas entram na Internet para acessar esses tipos de sites, se forem excluídos, ninguém mais vai entrar na internet”, disse. Mas o governo rebate dizendo que o programa Internet Limpa será útil a sociedade: “Excluir os sites eróticos vai evitar tragédias como a do garoto que morreu ao se masturbar 42 vezes, e também que estudantes passem a noite na internet e sejam reprovados na escola”, disse o governo.



segunda-feira, 25 de julho de 2011

ProJovem Campo beneficia mais de dois mil jovens em assentamentos no Ceará


IMG_0592
Uma comissão formada por jovens representantes dos movimentos sociais do campo foi recebida nesta segunda-feira (25), no Palácio da Abolição, pelo coordenador estadual de Políticas Públicas para a Juventude do Governo do Estado, Ismênio Bezerra. No encontro, os representantes manifestaram interesse em acompanhar as discussões da pauta já em andamento pelas secretarias estaduais. Entre elas, a implantação do Projovem Campo, que só nos assentamentos do Estado está beneficiando mais de dois mil jovens.

Ivo Gomes diz que escândalo dos banheiros será apurado


O chefe de gabinete do Palácio da Abolição, Ivo Gomes (PSB), economiza nas palavras quando o assunto é o escândalo dos banheiros, divulgado pelo O POVO:"Todas as irregularidades têm que ser apuradas. Doa a quem doer!", avisa Ivo Gomes, reforçando assim postura do seu irmão, o governador Cid Gomes, que prometeu acompanhar pessoalmente o caso.Já o Tribunal de Contas do Estado decidiu criar a Inspetoria de Controle Externo. A ordem é acompanhar e fiscalizar convênios. Com a promessa de que o setor será ocupado por servidores concursados.O caso dos banheiros, que envolveu a liberação de convênios estaduais com associações tidas como fantasmas e que não teriam executado obras, afastou o presidente do TCE, Teodorico Menezes, pai do deputado estadual Teo Menezes (PSDB), que seria beneficiado na ponta com esse tipo de projeto.




Cid e governadores do Nordeste firmam pacto contra miséria com Dilma

Dilma.Cid.Alagoas
O governador do Ceará, Cid Gomes, e outros oito governadores do Nordeste firmaram, nesta segunda-feira (25), em Arapiraca (AL), um pacto com a presidente Dilma Rousseff pela erradicação da miséria. O acordo formaliza o compromisso dos estados e municípios em cooperar com a execução das ações do Plano Brasil sem Miséria.Junto dos governadores, no município de Arapiraca (AL), a presidenta Dilma Rousseff disse, durante muitos anos, que a miséria ficou fora da pauta política brasileira e que superar esse flagelo na região Nordeste é, agora, uma prioridade. “Sabemos que a miséria no Brasil não constava na pauta política ou era relegada a estudo e não era considerada uma questão legítima”, disse Dilma. “Não descansaremos enquanto não conseguirmos fazer com que o povo do Nordeste tenha perspectiva de sair da condição de miséria em que ainda se encontra”.Como cabe aos municípios identificar as famílias aptas a participar do Brasil sem Miséria, a presidenta fez um apelo aos prefeitos e governadores de estado. “O Brasil sem Miséria tem nos prefeitos seus grandes protagonistas. E sem os governadores, esse programa não dará o salto que queremos até 2014. Vamos ter que enfrentar as características regionais da miséria se quisermos resolvê-las”, ressaltou Dilma.Ao falar sobre a parceria entre o governo e a iniciativa privada para que os supermercados comprem os produtos de agricultores familiares extremamente pobres, Dilma disse que quer ver os produtos com a marca Brasil sem Miséria conhecidos nas gôndolas dos supermercados. “Os consumidores poderão participar usando seu poder de compra e privilegiando essa agricultura”. As primeiras aquisições serão de farinha de Alagoas, laranja de Sergipe e de geleias e doces produzidos na Bahia.



Seis estações do Metrô de Sobral começam a ser edificadas


Após cinco meses do início da obra, a implantação do Metrô de Sobral avança. Em visita de inspeção realizada esta semana, técnicos da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor verificaram o andamento da obra. Seis das 11 estações do empreendimento começaram a ser edificadas. A previsão é que a obra seja concluída no final de 2012.Na linha a ser implantada, serão cinco estações (Grendene, Junco, José Euclides, Alto da Brasília e Cohab III). Na estação Grendene, estão finalizados as fundações, os pilares e a plataforma. Foi iniciada a montagem da estrutura metálica. Na estação Alto da Brasília, fundações e pilares foram concluídos. Está sendo construída a plataforma.O sistema vai ser operado com veículos leves sobre trilhos (VLTs) aproveitando parte da malha ferroviária já existente. O empreendimento vai estruturar o sistema de transporte urbano da cidade de Sobral, polo de desenvolvimento da Região Norte, o que vai melhor a qualidade de vida da população residente e de seus visitantes.O Metrô de Sobral terá 12,18 quilômetros de extensão e terá dois ramais. Um deles, com extensão de 6,4 quilômetros, compartilha a linha de cargas já existente e hoje administrada pela Transnordestina Logística. Também será implantado o Ramal Grendene-Cohab III, com 5,7 quilômetros, que vai atender o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes polos geradores de viagens, como a Grendene e o Centro de Convenções. Os dois ramais formam dois “us” invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.No trecho remodelado, serão instaladas seis estações (Sinhá Saboya-Cohab II, Dom Expedito, Boulevard do Arco, Coração de Jesus, Dom José e Sumaré). Já foram executados a fundação, os pilares e a plataforma da estação Cohab II e teve início a montagem de sua estrutura metálica. A escavação da fundação da estação Dom José também foi finalizada. Na Dom Expedito, foram concluídos o aterro, as fundações, os pilares e está sendo executada a plataforma. Na estação Sumaré, estão também concluídos a fundação, os pilares e a plataforma.O Metrô de Sobral será operado com cinco veículos leves sobre trilhos. O projeto surgiu como uma necessidade do Governo do Estado de estruturar as cidades de médio porte do Estado do Ceará, aliando investimentos públicos à melhoria da qualidade destes municípios. O empreendimento terá um investimento de cerca de R$ 70 milhões.
















APROVADOS DA ESCOLA ISRAEL LEOCADIO NO VESTIBULAR 2011.2


A EEFM Israel Leocádio de Vasconcelos, localizada no Distrito de Aracatiaçu, município de Sobral teve 7 alunos aprovados no Vestibular da UVA 2011.2 e 8 estão nos classificáveis. Também foi aprovada uma aluna no IFCE na 2ª chamada do SISU. Os aprovados são:    
  • Benedito Eddgleubo Gomes de Melo- Filosofia.
  • Benedito William Duarte Gomes -  Matemática.
  • Francisca Ferreira de Sousa - Letras Habilitação em Português.
  • Leno Gomes Cruz - História.
  • Regina Ramos Pimenta - Biologia.
  • Joacélio Gonçalves Araújo - Educação Física.
  • Samra de Sousa Lima - Pedagogia.  
  • Antonia Alcinete  Maciel - Curso de Física do IFCE.

Ficaram na lista dos classificáveis:
  • Ana Kélia da Silva - Pedagogia.
  • Denise Sousa Pinheiro- Zootenia.
  • Janielle Chaves Duarte - Letras.
  • Djacira Machado Aragão - Biologia
  • Francisco Dênis dos Santos  Sousa- Administração.
  •  Thayane Gomes Fernandes - Administração.
  • Ana Paula dos Santos Costa  - Pedagogia. 
O Diretor da Escola, Professor Emídio Silva parabeniza a estes alunos e aos  seus familiares  pelo sucesso obtido.